Sistema Jucazinho abastece 12 municípios do AgresteFoto: Reprodução/TV Jornal.
O reservatório de Entremontes, localizado em Parnamirim, também no Sertão, e segundo maior do interior, está com 4,07% da capacidade de 339 mil/m³. Já a maior barragem do Agreste, o Sistema Jucazinho, localizado em Surubim, está com apenas 2,5% da capacidade, que é de 307 mil/m³. O reservatório abastecia 15 municípios, mas devido a falta de água três cidades (Caruaru, Gravatá e Bezerros) foram transferidas para o Sistema do Prata.
Réguas de medição da água estão expostasFoto: Reprodução/TV Jornal.
Empresária investiu em dessalinizadorFoto: Clarice Carvalho/Arquivo Pessoal.
A maior cidade do Agreste está sendo abastecida pelo Sistema do Prata. Caruaru tem cerca de 350 mil habitantes e enfrenta um calendário de rodízio de água. Alguns bairros passam até oito dias sem receber o líquido nas torneiras, outros recebem apenas por caminhão-pipa. A situação tem causado preocupação nos moradores. “A gente não pode fazer nada. Gasta tudo que tem para comprar água e se manter. A vontade é que comece a chover para a vida melhorar”, diz Dona Maria, moradora do bairro Vassoural.
Nyadja Menezes afirmou ainda que, caso não chova, a Barragem de Jucazinho deixará de abastecer os municípios em janeiro. “Ano passado, tivemos dois dias de chuva em novembro que dobraram a quantidade de água no reservatório. Caso esta chuva ocorra, poderemos ficar com 5% da capacidade e conseguir abastecer os municípios por mais tempo. Se a chuva não ocorrer, a situação será de colapso total”, explica.
FUTURO - Uma das obras que pode melhorar o abastecimento do Agreste é a ligação do Sistema Jucazinho com o Rio Piranji, localizado em Catende, na Zona da Mata Sul. A obra, que está orçada em R$ 60 milhões, tem 23 quilômetros de extensão e deve contar com duas elevatórias. “Com a transposição do Piranji, serão acrescentados cerca de 400 litros por segundo para Caruaru. A obra está em fase de projeto e deve estar pronta no segundo semestre de 2016”, afirma a gerente da Compesa.
Já no Sertão, os moradores ainda aguardam a conclusão das obras da Transposição do São Fransico, que devem terminar no segundo semestre de 2017. As estações elevatórias construídas devem levar água para mais de dois milhões de pessoas na região
Nenhum comentário:
Postar um comentário