Mesmo com mais da metade da população do país sendo negra, ONU aponta que representação em órgãos de governo ainda é pequena
A Organização das Nações Unidas (ONU) criticou a presença baixa de negros em órgãos do governo brasileiro. A entidade alerta que mesmo tendo uma população em que mais da metade é negra, a representação deles em altos cargos do governo, como ministérios, ainda é muito inferior.
O Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU, Zeid Al Hussein, afirmou em discurso que está “preocupado com a baixa representação política de afro-descendentes na América Latina e Caribe”.
Segundo Hussein, existem cerca de 150 milhões de negros na região, o que corresponde a 30% da população latina e caribenha. “Eles são mais da metade da população do Brasil e mais de 10% da população de Cuba”, afirma. No entanto, aponta sua presença ainda é pequena na cúpula dos governos.
Para Hussein, a pouca representatividade da população negra nas decisões políticas afeta toda a sociedade. Ele faz um apelo para que o tema seja debatido. “Peço que esses governos tomem ações para refletir a diversidade em seus órgãos de tomadas de decisão, incluindo a consideração de políticas de ação afirmativa”, afirmou o comissário jordaniano.
Recentemente o governo do presidente interino Michel Temer tem sido alvo de críticas pela baixa diversidade nos altos cargos, sobretudo pela ausência de negros e mulheres na composição dos ministérios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário