Translate

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Saiba como emagrecer rápido e com saúde


Reprodução/TV Jornal
De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), cerca de 44.45% da população adulta do Nordeste está com excesso de peso. Para perder os quilos a mais, muitos investem em dietas altamente restritivas ou apostam em exercícios intensos, principalmente agora, com a aproximação do verão e das férias. Ao contrário do que muitos acreditam, essas atitudes podem trazer prejuízos e, em alguns casos, provocam o efeito inverso ao desejado, segundo o educador físico e especialista em treinamentos funcionais, Carlos Koursera.
A pergunta que fica é: como emagrecer rápido e com saúde? De acordo com Koursera, a prática de exercícios que intercalam alta e baixa intensidade é uma ótima opção para quem está com a saúde em dia e deseja perder peso rápido. “Uma modalidade que ficou famosa por oferecer resultados rápidos foi o HIIT, sigla inglesa que significa Treinamento de Intervalo de Alta Intensidade, em livre tradução. Nele, você treina durante poucos minutos. Quem é sedentário, deve usar intensidade relativa, de acordo com o que a pessoa pode oferecer, pra não passar mal e se machucar.”, orienta Koursera. Uma das modalidades do HIIT alia agachamentos, corridas curtas, pular cordas, fazer alongamentos e abdominais dentro da mesma bateria de atividades.

Cuide da saúde primeiro

Antes de fazer qualquer atividade física, é indispensável saber como está a saúde do coração, de acordo com o médico especialista no tratamento da obesidade, Adeilson Feitosa de Souza. Com os exames em mãos, é possível saber quais são as limitações do corpo, o que ajuda a escolher exercícios que se encaixem melhor dentro do perfil de cada um.“A atitude é simples, mas evita que você tenha um aumento da pressão arterial inesperado devido a uma complicação médica existente, que pode levar a um infarto durante a atividade”, explica Feitosa. Por isso, o recomendado pelo especialista é um eletrocardiograma e um check up geral do sangue, para avaliar as taxas de colesterol e triglicerídeos, para evitar surpresas ruins.

Corrida: aliada ou vilã?

Carlos Koursera explica que, para emagrecer mais rápido, o ideal é aliar a corrida a outras atividades físicas, como a musculação, sempre atento a forma como as atividades são executadas, para não comprometer as articulações. “Na corrida, a lesão geralmente é causada porque não houve uma preparação do corpo para o exercício. Por isso, é necessário investir no treinamento de outras capacidades que ajudem no momento da corrida, como alongamentos e exercícios que explorem a elasticidade do corpo, como treinamento funcional e pilates”, comenta. O profissional de educação física explica ainda que, por ser muito popular e praticada de forma errada, atualmente a corrida é um dos exercícios que mais causam lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário