Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Alepe decide sobre cortes dos comissionados próxima segunda. Clima é de incertezas

O anúncio de que haverá cortes de comissionados na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deixou um clima de suspense e incertezas na Casa Joaquim Nabuco nesta quinta-feira (27).

Oficialmente, nenhum deputado afirmou com precisão o tamanho dos cortes ou o impacto que a medida vai gerar nos cofres da Casa. Mas, ao fim da sessão plenária desta manhã, o deputado Romário Dias, terceiro secretário, foi abordado por alguns pares que buscavam detalhes sobre o enxugamento. A antecipação da notícia causou mal-estar entre os deputados e muitos foram pegos de surpresa com a decisão.

Na segunda-feira (31), o presidente da Casa, Guilherme Uchoa, terá nova reunião, às 10h, com os líderes dos partidos para definir a quantidade de demissões. Por enquanto, explicou Romário, serão dispensados cinco servidores não efetivos por gabinete, que dá o total de 245 comissionados. Mas o número pode ser maior.

Em conversa com o Blog, após a sessão, Romário explicou que o Legislativo adotou  a medida em virtude do arrocho nas contas do Estado. “Estamos passando pela mesma necessidade que passa o governo do Estado, os municípios e o governo federal. Temos uma crise generalizada no Brasil e no mundo. Houve uma queda nas receitas e é preciso adequar as quedas da arrecadação com o repasse dos governo”, explicou o deputado.

Segundo Dias, com os cortes será possível se enquadrar à realidade financeira do Estado. “Se for necessário, lá na frente, faremos novos cortes, vai depender da economia do Estado e do País. Temos que ver o comportamento da economia do Estado para saber que medidas vão ser tomadas lá na frente”, comentou.

O primeiro secretário, Diogo Moraes, preferiu não detalhar a medida.

Nos bastidores, a apreensão é sobre a lista dos demitidos. Atualmente, a equipe dos parlamentares é composta por 16 assessores de gabinete, mas o número pode aumentar de 60% a 100% de acordo com funções ocupadas pelo parlamentar na Mesa Diretora ou comissões da Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário