Translate

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Recife é a 37º cidade mais violenta do mundo; Brasil tem 21 entre as 50 da lista

Brasil aumentou o número de 16 para 21 na lista. / Foto: Agência Brasil

Brasil aumentou o número de 16 para 21 na lista.Foto: Agência Brasil
Recife foi considerada a 37º cidade mais violenta do planeta e 14º do País segundo levantamento divulgado pela ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz. Na lista, com as 50 cidades mais perigosas, o Brasil apareceu com 21 municípios. Fortaleza liderou o ranking nacional, na 12º posição em relação ao resto do mundo. Caracas, na Venezuela, é a primeira no ranking geral.

O levantamento leva em consideração apenas cidades com mais de 300 mil habitantes. A lista é feita com base no número de homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes. Após quatro anos seguidos, a cidade de San Pedro Sula, em Honduras, deixou de estar no topo do ranking e figura na segunda posição.

No total, são 21 cidades brasileiras, 8 na Venezuela, 5 no México, 4 na África do Sul, 4 nos Estados Unidos, 3 na Colômbia, 2 em Honduras e uma em El Salvador, Guatemala e Jamaica. O relatório destaca que, mesmo que o Brasil seja o País com mais cidades no ranking, a maior preocupação é com a Venezuela, por considerar que o nível de violência nos municípios é maior, já que a taxa nacional é de 46.31, abaixo dos 74.65 dos venezuelanos.

Piora - Em relação a mesma lista divulgada em 2014, o Brasil aumentou em 5 o número de cidades entre as 50 mais violentas do mundo. Os municípios de Feira de Santana (BA), Teresina (PI), Vitória da Conquista (BA), Campo dos Goytacazes (RJ), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) passaram a integrar a lista, enquanto que Belo Horizonte (MG) saiu do ranking das 50 piores cidades.

No último levantamento, Recife figurava na 39ºC cidade mais violenta do mundo e 12º do País, com taxa de 36,82 ante 38,12 em 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário