Translate

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Deve esquentar guerra entre Gilmar, juízes e procuradores


Oito entidades pedem providência a Janot contra ministro do STF
10
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
Oito entidades que representam juízes e integrantes do Ministério Público desferiram ontem o mais duro ataque já feito ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.
Reunidas na Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público), essas entidades pediram ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que abrisse uma investigação para apurar se Mendes infringiu a Lei Orgânica da Magistratura e a lei penal. Mais: solicitaram que Janot apure se seria possível adotar alguma medida penal ou administrativa contra o ministro no âmbito do Supremo.
Os juízes e procuradores da República reagiram a uma declaração de Mendes durante uma sessão de julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última terça. Mendes, que preside o TSE, disse que ouviu de um governador de um Estado importante que juízes e procuradores ameaçam parlamentares de seus Estados com a Lei da Ficha Limpa.
Segundo Mendes, juízes e procuradores também atacam a proposta de lei de abuso de autoridade porque desejariam continuar a cometer excessos. Mendes tem sido um crítico duro do corporativismo do Judiciário. Isso é bom, porque o Judiciário é um poder mais fechado e menos fiscalizado do que o Executivo e o Legislativo.
No entanto, essas oito entidades avaliaram que ele teria passado do limite e resolveram enfrentar um ministro do Supremo, que tem imenso poder. A batalha de fundo reside no projeto de abuso de autoridade, que juízes e procuradores enxergam como uma forma de inibir suas decisões e investigações.
Os defensores da proposta dizem que é preciso que juízes e procuradores respondam mais efetivamente por eventuais abusos. É um debate necessário e que precisa ser feito com transparência.
Essa guerra, pelo estilo de Mendes e pela reação de juízes e procuradores, tende a continuar esquentando

Nenhum comentário:

Postar um comentário